Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Coronavirus infections: health care planning based on Orem's Nursing Theory / Infecciones por coronavirus: planificación de la atención basada en la Teoría de Enfermería de Orem / Infecções por coronavírus: planejamento da assistência fundamentado na Teoria de Enfermagem de Orem

Nascimento, Tayomara Ferreira; Almeida, Graziela Maria Ferraz de; Bello, Marielle Poyo; Silva, Rosemary Pereira Lino da; Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello.
Rev. bras. enferm ; 74(supl.1): e20200281, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1149722
RESUMO

Objetivo:

relatar a experiência de docente e discentes de uma disciplina de pós-graduação sobre assistência de enfermagem no combate ao novo coronavírus (COVID-19) fundamentada na Teoria do Autocuidado.

Método:

as metodologias ativas utilizadas foram a busca na literatura e apresentações de seminários, com apreensão dos conceitos teóricos de Orem saúde; homem; o autocuidado; os requisitos universais, desenvolvimentais e de desvios de saúde; as atividades de autocuidado; os déficits de autocuidado; a demanda terapêutica requerida; e os sistemas de enfermagem. A pandemia foi considerada um desvio de saúde que demanda pensamento crítico e planejamento da assistência de enfermagem. Foram utilizados referenciais metodológicos das classificações de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem.

Resultados:

para cada desvio de saúde, foram identificados sistemas de enfermagem; déficits de autocuidado, os diagnósticos; as ações, intervenções; e a forma de avaliação, os resultados. Considerações finais reflexões teórico-práticas do contexto acadêmico corroboram o planejamento da assistência de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR21.1