Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

(Lack of) oral hygiene care for hospitalized elderly patients / (Des) cuidado en la higiene oral de los ancianos hospitalizados / (Des) cuidado na higiene bucal do idoso em hospitalização

Fonseca, Elaine de Oliveira Souza; Pedreira, Larissa Chaves; Silva, Rudval Souza da; Santana, Rosimere Ferreira; Tavares, João; Martins, Maria Manuela; Góes, Roberta Pereira.
Rev. bras. enferm ; 74(supl.2): e20200415, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1149737
RESUMO

Objetivo:

analisar o cuidado desenvolvido pela equipe de enfermagem à higiene bucal da pessoa idosa hospitalizada.

Método:

estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado em um hospital universitário, com a participação de 35 profissionais da equipe de enfermagem. A coleta de dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas, exploradas por meio da Análise de Conteúdo Temática.

Resultados:

emergiram duas categorias A higiene bucal da pessoa idosa hospitalizada enquanto extensão do cuidado corporal e Barreiras no (des) cuidado com a higiene bucal de idosos hospitalizados, com duas subcategorias Técnica da higiene da boca e da prótese dentária realizada de forma divergente; O cuidado prejudicado pelo déficit de materiais e de recursos humanos. Considerações finais o estudo demonstrou fragilidades no cuidado à higiene bucal de idosos hospitalizados promovendo reflexões sobre a prática informada nos dados e ações de gerência, permitindo recomendações de padrões de cuidado para a equipe de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR21.1