Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade de vida em pessoas com úlcera venosa e as características e sintomas associados à ferida / Quality of life in people with venous ulcers and the characteristics and symptoms associated with the wound / Calidad de vida en personas con úlceras venosas y características y síntomas asociados a la herida

Kaizer, Uiara Aline de Oliveira; Domingues, Elaine Aparecida Rocha; Paganelli, Ana Beatriz de Toledo Saib.
Estima (Online) ; 19(1): e0121, jan.-dez. 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1151133

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa e correlacionar com as características clínicas e sintomas associados à ferida.

Método:

estudo quantitativo, transversal e analítico. Para as análises das associações das variáveis qualitativas foram aplicados os testes Qui-quadrado e exato de Fisher, e para as variáveis quantitativas, o coeficiente de correlação de Spearman. Utilizou-se o instrumento Pressure Ulcer Scale for Healing para a avaliação da ferida e o Freiburg Life Quality Assessment Wound-wk para análise da qualidade de vida. Fizeram parte do estudo 103 sujeitos com tempo de feridas superior a seis semanas, de etiologia venosa.

Resultados:

houve correlação das características clínicas da úlcera venosa e sintomas associados com a qualidade de vida. Nas dimensões sintomas físicos, pessoas com úlcera venosa apresentraram pior escore em relação ao sintoma dor (p<0,0001). Associadas a isso, as características clínicas como a aparência (p< 0,0001) e a área (p=0,0037) da ferida também manifestaram correlação. Em relação à escala de avaliação da ferida (área, tecido na ferida e exsudato), o pior escore interferiu nos sintomas físicos.

Conclusão:

a dor, tamanho da ferida e seu aspecto influenciam negativamente na qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa
Biblioteca responsável: BR1980