Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Teoria do conforto no cuidado clínico de enfermagem pelo método de pesquisa-cuidado / Theory of comfort in clinical nursing care by the research-care method

Ponte, Keila Maria de Azevedo; Silva, Lúcia de Fátima da; Zagonel, Ivete Palmira Sanson; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Farias, Maria Sinara.
Enferm. foco (Brasília) ; 11(5): 13-19, dez. 2020. ilus
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1152261

OBJETIVO:

Implementar a Teoria do Conforto, mediada pela pesquisa-cuidado, para o alcance de integridade institucional, na prática clínica de enfermeiros em unidade coronariana.

MÉTODO:

Pesquisa-cuidado realizada de abril de 2014 a janeiro de 2015 com enfermeiros e pessoas com coronariopatias de um hospital público em Sobral-Ceará-Brasil.

RESULTADO:

O método de pesquisa-cuidado facilitou o uso da Teoria do Conforto na prática de cuidar de pessoas com coronariopatias, por meio de diálogos entre enfermeiro pesquisador e enfermeiros assistenciais. Foi possível orientá-los na implementação de uma teoria e um método de pesquisa no cotidiano de cuidado, com vistas a melhores políticas e práticas para integridade institucional. CONSIDERAÇÕES FINAIS A Teoria do Conforto, no cuidado clínico de enfermagem direcionado às pessoas com coronariopatias mediada pela pesquisa-cuidado, permite diálogos entre enfermeiro pesquisador e enfermeiros da prática clínica e favorece o alcance integridade institucional. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2