Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Motivações para a experiência transicional das estudantes do curso de especialização em enfermagem / Motivations for the transitional experience of students in the nursing specialization degree / Motivaciones para la experiencia de transición de las estudiantes de especialización en enfermería

Silva, Rosana Maria de Oliveira; Fernandes, Josicelia Dumêt; Maurício, Maria Deolinda Antunes Luz Lopes Dias; Silva, Lázaro Souza da; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira.
Referência ; serV(4): 20021-20021, out. 2020.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1155258
Enquadramento A experiência transicional de especialistas de enfermagem ocorre por meio de mudanças intencionais motivadas pela possibilidade de qualificar o exercício profissional.

Objetivo:

Analisar as motivações para a experiência transicional das egressas do curso de especialização em enfermagem de um município do Nordeste do Brasil.

Metodologia:

Estudo transversal e exploratório realizado com 40 enfermeiras egressas do curso de especialização em enfermagem na modalidade de residência. Para a colheita dos dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada com roteiro norteador. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo.

Resultados:

O estudo possibilitou a construção da categoria motivações para a experiência transicional, que discute as motivações para a experiência transicional, o que resultou em três subcategorias temáticas - necessidade de aprofundar o conhecimento e vivenciar a prática; insuficiência da graduação; e experiência prévia em cenários de prática.

Conclusão:

A realização do curso de especialização é uma experiência transicional motivada pelas possibilidades de qualificar o exercício profissional de enfermeiras.
Biblioteca responsável: PT45
Localização: PT45