Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Development, validation and application of clinical simulation scenarios for assessment of stomatherapy specialists / Construcción, validez y aplicación de escenarios de simulación clínica para evaluación de expertos en estomaterapia / Construção, validação e aplicação de cenários de simulação clínica para avaliação de especialistas em estomaterapia

Almeida, Angélica Olivetto de; Dantas, Sônia Regina Pérez Evangelista; Paula, Maria Angela Boccara de; Silva, Juliany Lino Gomes; Franck, Ednalda Maria; Oliveira-Kumakura, Ana Railka de Souza.
Rev. bras. enferm ; 74(1): e20200360, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1155962
RESUMO

Objetivos:

construir e validar três cenários de simulação clínica e relatar a aplicação com candidatos ao título de especialista em estomaterapia.

Métodos:

estudo metodológico, com construção de três cenários e checklists de avaliação; validação de conteúdo com juízes, usando índice de validade de conteúdo e Coeficiente de Kappa Modificado; pré-teste e aplicação.

Resultados:

cenários construídos com base nos cuidados de enfermagem para 1. Insuficiência e úlcera venosa; 2. Demarcação de estomia intestinal; e 3. Cateterismo intermitente limpo. Na validação de conteúdo, dos 24 itens apreciados, 83%, 80% e 92% foram validados sem alteração, respectivamente. No pré-teste, ajustaram-se os objetivos e checklists. Na aplicação, para uniformização da avaliação, atores e avaliadores foram treinados previamente, e cada candidato passou nas três estações.

Conclusões:

cenários construídos e com conteúdo validado, baseados em evidências e abrangendo as três áreas da estomaterapia. O pré-teste permitiu ajustes nos cenários, e os candidatos alcançaram os objetivos esperados.
Biblioteca responsável: BR1.1