Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Therapeutic itinerary of people with leprosy: paths, struggles, and challenges in the search for care / Itinerario terapéutico de personas con lepra: caminos, luchas y desafíos en busca de atención / Itinerário terapêutico das pessoas com hanseníase: caminhos, lutas e desafios em busca do cuidado

Lima, Eliziane Oliveira de; Silva, Maria Rocineide Ferreira da; Marinho, Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto; Alencar, Olga Maria de; Pereira, Thayza Miranda; Oliveira, Lúcia Conde de; Anjos, Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos.
Rev. bras. enferm ; 74(1): e20200532, 2021. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1155964
RESUMO

Objetivos:

compreender como se processam os itinerários terapêuticos das pessoas acometidas pela hanseníase.

Métodos:

estudo descritivo, qualitativo, realizado em abril de 2018, em Barão de Grajaú, no Maranhão, com entrevistas no formato de narrativas de sete pacientes que tiveram diagnóstico tardio de hanseníase.

Resultados:

a busca pelo diagnóstico se configura como uma grande dificuldade de acesso aos serviços de saúde, resultando no diagnóstico tardio e, consequentemente, na presença de deformidades visíveis. Percebeu-se que as unidades de saúde não possuem um fluxo nem protocolos para tratamento integral, sendo que essas pessoas são encaminhadas para unidade de referência em outro estado para a realização da baciloscopia. Considerações Finais as ações de controle da hanseníase necessitam de reformulações que busquem a relação entre as atividades operacionais, indicadores epidemiológicos e os fatores de risco, em concordância com as reais necessidades de cada região, destacando-se, assim, as lacunas evidenciadas nos itinerários terapêuticos.
Biblioteca responsável: BR1.1