Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Life satisfaction and health self-assessment of older adults assisted through home care / Autoevaluación de salud y satisfacción con la vida de ancianos seguidos por atención domiciliaria / Autoavaliação de saúde e satisfação com a vida de idosos acompanhados pela atenção domiciliar

Predebon, Mariane Lurdes; Ramos, Gilmara; Pizzol, Fernanda Laís Fengler Dal; Soares, Juana Vieira; Paskulin, Lisiane Manganelli Girardi; Rosset, Idiane.
Rev. bras. enferm ; 74(supl.2): e20200357, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1155979
RESUMO

Objetivos:

identificar características sociodemográficas e de saúde de acordo com faixas etárias e analisar associação da autoavaliação do estado de saúde e da satisfação com a vida regular/ruim com características sociodemográficas, funcionalidade global e quedas de idosos vinculados à Atenção Domiciliar da Atenção Básica.

Método:

estudo transversal com 124 idosos, realizado através de entrevistas domiciliares. Utilizou-se questionário de dados sociodemográficos e condições de saúde, Índice de Barthel, Escala de Lawton, Mini Exame do Estado Mental, Escala Depressão Geriátrica e Teste Timed Up and Go. Aplicaram-se análises bivariada e multivariada (Regressão de Poisson).

Resultados:

houve predomínio de octogenários do sexo feminino. Autoavaliação de saúde regular/ruim apresentou associação com sintomas depressivos leves (p=0,002) e severos (p<0,001). Satisfação com a vida regular/ruim teve associação com medo de cair (p=0,019) e com sintomas depressivos leves (p<0,001) e severos (p<0,001).

Conclusão:

sintomas depressivos estiveram associados com pior autoavaliação de saúde e satisfação com a vida.
Biblioteca responsável: BR1.1