Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Development and evaluation of a booklet to promote ealthy lifestyle in people with HIV / Desarrollo y evaluación de cartilla para promover estilo de vida saludable en personas con VIH / Desenvolvimento e avaliação de cartilha para promover estilo de vida saudável em pessoas com HIV

Fontenele, Marina Soares Monteiro; Cunha, Gilmara Holanda da; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Siqueira, Larissa Rodrigues; Lima, Maria Amanda Correia; Moreira, Lavna Albuquerque.
Rev. bras. enferm ; 74(supl.5): e20200113, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1155988
RESUMO

Objetivo:

Desenvolver e avaliar uma cartilha educativa para promover estilo de vida saudável em pessoas com HIV.

Métodos:

Estudo de desenvolvimento tecnológico em três etapas Desenvolvimento da cartilha, com revisão bibliográfica, ilustrações, layout, diagramação, adotandose como referencial o modelo transteórico de mudança de comportamento; Análise de conteúdo e aparência por 22 juízes; Análise semântica por 22 pessoas com HIV. Foi mensurada a proporção de avaliações positiva dos itens, considerando-se percentual igual ou maior a 85%.

Resultados:

A "Minha cartilha de motivação para mudança! Práticas para promoção do estilo de vida saudável" teve seis domínios Controle do peso corporal; Alimentação saudável; Prática de exercício físico; Fumo, álcool e outras drogas; Controle do estresse; e Tratamento medicamentoso. A maioria dos itens avaliados obteve percentual de concordância com média global de 92,4% pelos juízes e de 98,9% pelo público-alvo.

Conclusão:

A cartilha teve evidência de validade adequada para ser utilizada pelas pessoas com HIV.
Biblioteca responsável: BR1.1