Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Elaboração e validação de um álbum seriado para prevenção do pé diabético / Elaboración y validación de una guía didáctica para la prevención del pie diabético / Development and Validation of an Educational Guide for the Prevention of Diabetic Foot Complications

Chaves, Maria Auxiliadora Aguiar; Santos, Rosimeire Ferreira dos; Moura, Luana Kelle Batista; Lago, Eliana Campêlo; Sousa, Kayo Henrique Jardel Feitosa; Almeida, Camila Aparecida Pinheiro Landim.
rev. cuid. (Bucaramanga. 2010) ; 12(1): e1233, ene-2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: biblio-1177825

Introdução:

as tecnologias educacionais proporcionam conhecimento de forma mais interativa e promoção da saúde à comunidade, contribuindo para a construção do saber dos seus usuários. Contudo, ainda são pouco utilizadas para as pessoas com diabetes mellitus.

Objetivo:

elaborar e validar o conteúdo e aparência de um álbum seriado sobre prevenção do pé diabético para utilização por profissionais da Atenção Primária à Saúde.

Materiais e Métodos:

estudo metodológico. Os dados foram coletados de agosto a setembro de 2018 e ocorreu por meio do envio de instrumentos de avaliação de validação, via e-mail, para especialistas selecionados na Plataforma Lattes. Para análise dos dados, foi utilizado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) com valor mínimo estabelecido de 0,78.

Resultados:

participaram sete especialistas com experiência em educação em saúde, tecnologias educacionais e/ou diabetes mellitus. Em relação aos objetivos, estrutura, apresentação e relevância, todos os itens apresentaram IVC global de 0,96.

Conclusão:

o álbum seriado foi considerado válido pelos especialistas e uma tecnologia capaz de auxiliar o profissional de saúde no rastreio do em risco da pessoa com diabetes mellitus.
Biblioteca responsável: CO646.1