Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise da rede social de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas / Análisis de la red social de un Centro de Atención Psicosocial para el alcohol y las drogas / Analysis of the social network of Center for Psychosocial Attention for alcohol and other drugs

Siniak, Débora Schlotefeldt; Pinho, Leandro Barbosa de; Júnior, João Nunes Maidana; Ávila, Marciele Barcelos; Silva, Vanessa Alvez Mora da.
Rev. enferm. UFSM ; 11: e32, 2021. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1177842

Objetivo:

investigar a rede social de um Centro de Atenção Psicossocial para álcool e outras drogas (CAPS AD) a partir dos encaminhamentos e recebimentos de casos.

Método:

quantitativo, descritivo, realizado em um município do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta de dados ocorreu de agosto a dezembro de 2017, por meio de roda de conversa, aplicação de questionário em formato de Escala Likert e construção de sociogramas, analisadas pela Análise de Redes Sociais; participaram do estudo 13 profissionais.

Resultados:

havia 37 atores envolvidos de forma direta ou indireta no cuidado às pessoas que usam drogas. O CAPS AD e a Estratégia Saúde da Família são alguns dos principais serviços que encaminham e recebem demandas dessa população.

Conclusão:

são necessárias a descentralização da rede e conectividade entre os atores, e pensar em formas de atuação conjunta que propiciem a construção de um sistema integrado e cooperativo.
Biblioteca responsável: BR568.1