Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Lesão por fricção em idosos / Skin tears in the elderly / Skin tears en los ancianos

Spin, Mayara; Vocci, Marcelli Cristine; Sardeli, Kyara Marcondes; Serafim, Clarita Terra Rodrigues; Velozo, Bruna Cristina; Popim, Regina Célia; Castro, Meire Cristina Novelli e.
Estima (Online) ; 19(1): e0421, jan.-dez. 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1178058

Objetivos:

identificar na literatura científica o conhecimento produzido sobre lesões por fricção em idosos.

Métodos:

trata-se de uma revisão integrativa de literatura (2014-2019), realizada a partir de busca nas bases de dados/plataformas National Library of Medicine, Biomedical Answers e Biblioteca Virtual em Saúde, com descritores e os operadores booleanos "and" e "or".

Resultados:

a partir da busca bibliográfica, seleção e análise, oito artigos compuseram a amostra. Para lesão por fricção em idosos emergiram quatro pilares do cuidado manutenção da homeostase orgânica e tissular com foco na nutrição e hidratação apropriada; evitar traumas na pele senil, proporcionando um ambiente seguro com dispositivos adequados; e a sistematização da assistência e educação em saúde do cuidado com a pele do idoso.

Conclusão:

como mecanismos de prevenção, encontram-se a realização da prevenção primária por meio de um plano de cuidados singular e as atividades de educação em saúde, focadas nos fatores de risco e nas vulnerabilidades, minimizando danos e complicações
Biblioteca responsável: BR1980