Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil de mulheres com úlceras da perna decorrentes de doença falciforme / Profile of women with leg ulcers due to sickle cell disease / Perfil de mujeres con úlcera de la pierna consecuente de enfermedad de células falciformes

Andrade, Paula Gabriela; Spira, Josimare Aparecida Otoni; Gomes, Maria de Lourdes; Borges, Eline Lima.
Estima (Online) ; 19(1): e0321, jan.-dez. 2021.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1178276

Objetivo:

caracterizar o perfil de mulheres com úlceras da perna decorrentes da doença falciforme atendidas em uma instituição pública de saúde do Brasil.

Método:

estudo de coorte histórica realizado no setor ambulatorial com amostra de mulheres com doença falciforme e úlcera da perna, acompanhadas de 1998 a 2014. Os dados foram extraídos do prontuário e contemplaram variáveis sociodemográficas, clínicas e relacionadas à úlcera, e passaram por análise estatística descritiva.

Resultados:

das 17 mulheres, 64,7% obtiveram cura, 58,8% tinham idade entre 30 e 39 anos, 64,7% se autodeclaram pardas, 70,6% estavam sem parceiros, 41,2% possuíam ensino fundamental incompleto, 52,9% tinham renda de 2 a 3 salários mínimos, 70,6% eram eutróficas e 82,4% faziam uso de suplementos vitamínicos. As mulheres apresentaram o total de 29 úlceras, 52,9% tinham úlcera única, 41,4% localizadas na região maleolar, 55,17% com existência entre 2 e 36 meses, todas classificadas em estágio 3. O tratamento foi com coberturas e bota de Unna.

Conclusão:

as mulheres receberam cuidados de enfermeiros especialistas e a maioria obteve a cura com até oito meses de acompanhamento que demandou a consulta de enfermagem, contemplando a avaliação clínica, o tratamento tópico e aplicação da terapia de compressão.
Biblioteca responsável: BR1980