Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pesquisa-ação enquanto estratégia para implantar grupo de gestantes: uma análise sobre a percepção das participantes / Action research as a strategy to implementing a group of pregnantwomen: an analysis according to the participants' standpoint / Investigación-acción entre estrategia para implantar grupo de gestantes: un análisis sobre la percepción de las participantes

Morais, Jocasta Maria Oliveira; Monteiro, Vinicius Costa Maia; Sousa, Kerollainy Yorrany Mesquita De; Carlos, Cristina Virginia Oliveira; Silva, Wanderley Fernandes Da; Mendes, Adrielly Fonseca.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 13: 784-789, jan.-dez. 2021. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1222694

Objetivo:

Verificar a percepção das mulheres relativa ao emprego da metodologia de pesquisa-ação no desenvolvimento de um grupo de gestantes.

Método:

Pesquisa de abordagem qualitativa e tem como cenário a clínica integrada de saúde da Universidade Potiguar, na cidade de Mossoró-RN. Participaram do estudo cinco gestantes que realizaram o pré-natal nesta unidade. Para a coleta de dados foi utilizada a metodologia da entrevista semiestruturada e a análise realizada através do Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados:

Evidenciou-se que o grupo auxiliou as gestantes na quebra de tabus e fortalecimento do vínculo materno infantil, oferecendo maior tranquilidade nessa fase importante da vida familiar, permitindo a ela expressar os seus medos, anseios e expectativas, além de proporcionar troca de experiências.

Conclusão:

Considera-se que o grupo é um espaço de aprendizagem para as gestantes e profissionais de saúde e que trazem melhorias consubstanciais no desenvolvimento da gravidez
Biblioteca responsável: BR1208.1
Localização: BR1208.1