Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tradução, adaptação transcultural e validação do questionário Comprehensive Score for Financial Toxicity (COST) para a cultura brasileira / Translation, cross-cultural adaptation and validation of the Comprehensive Score for Financial Toxicity (COST) questionnaire for Brazilian culture

Nogueira, Luciana de Alcântara.
Curitiba; s.n; 20210304. 129 p. ilus, tab, graf.
Tese em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1222786
Este estudo está inserido na linha de pesquisa o Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem, e integra o Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Saúde do Adulto da Universidade Federal do Paraná.

Introdução:

a toxicidade financeira é um efeito colateral do tratamento oncológico, que descreve o ônus financeiro experimentado pelo paciente com câncer, o qual tem dificuldade para custear o tratamento e os custos decorrentes da doença. O questionário COmprehensive Score for Financial Toxicity foi desenvolvido e validado para mensurar a toxicidade financeira dos pacientes com câncer.

Objetivo:

traduzir, adaptar transculturalmente e validar o questionário COmprehensive Score for Financial Toxicity para a cultura brasileira.

Método:

pesquisa metodológica dividida em duas etapas a primeira, denominada tradução e adaptação transcultural, utilizou o referencial metodológico do grupo Functional Assessment of Chronic Illness Therapy, e a segunda, validação das propriedades psicométricas, foi realizada de acordo com o referencial de Pasquali. A primeira etapa foi concluída em julho de 2018, e a segunda foi realizada entre setembro de 2018 e janeiro de 2020. Participaram da primeira etapa, quatro tradutores, dois profissionais de saúde e 15 pacientes com diagnóstico de câncer no pré-teste, e da segunda etapa, 126 pacientes com câncer. Quarenta e três (43) pacientes realizaram tratamento em instituição privada e 83 em instituição pública no sul do Brasil. Para a etapa de validação, foi realizada o coeficiente Alfa de Cronbach para verificação da consistência interna, a análise fatorial exploratória, análise fatorial confirmatória.

Resultados:

a participação dos tradutores, desenvolvedores e especialistas conferiu a validade de conteúdo do questionário. O coeficiente alfa de Cronbach, encontrado no pré-teste, foi de 0,83. As Análises fatorial exploratória e confirmatória revelaram que o questionário COmprehensive Score for Financial Toxicity, versão brasileira, mede um único construto, ou seja, a toxicidade financeira com valor de - ??2/????= 179,78, CFI=0,00, PGFI= 0,302, RMSEA=1,196 e Pclose=0,000. O alfa de Cronbach da segunda etapa foi de 0,815. Ao realizar a comparação do escore entre as amostras, foi possível constatar que a amostra da instituição privada possui escore 24,02 e a amostra da instituição pública, escore 16,33, indicando que aqueles que possuem plano privado de saúde, tem menor toxicidade financeira (p=0,001).

Conclusão:

o questionário COmprehensive Score for Financial Toxicity é válido e confiável para mensurar a toxicidade financeira dos pacientes com câncer no Brasil.
Biblioteca responsável: BR501.1
Localização: BR501.1