Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto do déficit de investimentos para o tratamento da doença de chagas no Brasil: revisão narrativa / Impact of the investment deficit for the treatment of chagas disease in Brazil: narrative review / Impacto del déficit de inversión para el tratamiento de la enfermedad de Chagas en Brasil: revisión narrativa

Silva, Patrick Leonardo Nogueira da; Barbosa, Fabrícia Josely Oliveira; Soares, Vitor Hugo Maraslis; Miranda, Fábio Batista; Galvão, Ana Patrícia Fonseca Coelho; Alves, Carolina dos Reis.
Nursing (Ed. bras., Impr.) ; 24(275): 5514-5529, abr.-2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1224213

Objetivo:

discutir sobre o impacto do déficit de investimentos para o tratamento da Doença de Chagas no Brasil.

Método:

trata-se de uma revisão narrativa da literatura realizada nas seguintes bases de dados SCIELO, LILACS, BIREME e MEDLINE. A amostra final foi composta por 27 artigos científicos publicados entre o período de 2000 a 2020.

Resultados:

o Brasil é um dos países com maior prevalência de pacientes portadores da doença, porém pouco se avançou em pesquisas nessa área, de modo a repercutir em um baixo incentivo e investimento dos governantes e da indústria farmacêutica para a Doença de Chagas, tendo em vista a doença ser de progressão lenta e o diagnóstico e o tratamento serem tardios.

Conclusão:

fica evidente a falta de investimento e políticas públicas que possibilitem o diagnóstico e o tratamento precoce da doença tendo como conseqüência um déficit na qualidade de vida dos pacientes.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.2