Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Empreendedorismo e suporte familiar em estudantes de enfermagem do Brasil e Chile / Tendencia emprendedora y apoyo familiar en estudiantes de enfermería de Brasil y Chile / Entrepreneurship and family support in nursing students from Brazil and Chile

Colichi, Rosana Maria Barreto; Figueroa, Andres Eduardo Jimenez; Urrutia, Verónica Gómez; Nunes, Hélio Rubens de Carvalho; Lima, Silvana Andrea Molina.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 34: eAPE00652, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1248516
Resumo

Objetivo:

Associar a tendência empreendedora geral e o suporte familiar percebido entre estudantes de Enfermagem do Brasil e Chile.

Métodos:

Estudo transversal com dados de estudantes de cinco instituições superiores de ensino, coletados de março a setembro de 2018. Foram utilizados formulário para avaliação sociodemográfica, questionário de Tendência Empreendedora Geral (TEG) e Inventário de Percepção de Suporte Familiar (IPSF). Foram ajustados modelos de regressão logística simples e modelos de regressão multinomial.

Resultados:

Dos 889 estudantes participantes, 82% eram mulheres, 60% tinham idade entre 20 e 25 anos e 55% eram de instituição particular de ensino. TEG baixa ou muito baixa foi predominante nos dois países (Brasil=83,5%; Chile=78,4%), além de baixos índices de percepção de suporte familiar. Não foram encontradas associações diretas entre o TEG e o IPSF. No Chile houve associação positiva entre a chance de a categoria impulsividade que compõe a TEG ser médio e alto com o fator autonomia familiar ser alto [OR=1,16 (1,07-1,26);p<0,01].

Conclusão:

A autonomia familiar percebida pode moderar, ainda que discretamente, características importantes como a impulsividade, não sendo suficiente para elevar a tendência empreendedora desses estudantes a patamares satisfatórios. O apoio social mais adequado para promover o comportamento empreendedor dos estudantes parece ser o incentivo acadêmico na instituição educacional, tornando-se necessária a adequação pedagógica ao público feminino e às características culturais de cada país. Outras pesquisas devem ser realizadas.
Biblioteca responsável: BR1.2