Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências profissionais de promoção da saúde na prevenção de quedas na pediatria / Competencias profesionales de promoción de la salud en la prevención de caídas en pediatría / Professional health promotion competencies in preventing falls in pediatrics

Gurgel, Sabrina de Souza; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Ferreira, Mayara Kelly Moura; Costa, Cristina Oliveira da; Fontenele, Maria Gabriela Miranda; Barbosa, Lorena Pinheiro.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 34: eAPE03282, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1248528
Resumo

Objetivo:

Avaliar os domínios de competências de promoção da saúde dos profissionais, estabelecidos pelo Developing Competencies and Profissional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe, a partir da aplicação do instrumento de prevenção de quedas na pediatria.

Métodos:

Estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa. Realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2018 nas unidades abertas de internação de dois hospitais de pediatria, com 203 profissionais de saúde (184 profissionais de enfermagem, dez médicos e nove fisioterapeutas), atuantes nas unidades abertas de internamento nas referidas instituições há pelo menos seis meses, a partir do autopreenchimento do formulário de caracterização profissional e do instrumento de prevenção de quedas na pediatria, o qual possui quatro fatores com 15 ações. A análise descritiva foi realizada de acordo com um checklist elaborado e validado que contém os fatores do instrumento de prevenção de quedas com as respectivas ações e os nove domínios de competências de promoção da saúde.

Resultados:

Os domínios de competência de promoção da saúde (Comunicação, Planejamento, Implementação, Avaliação e Pesquisa, Diagnóstico, Possibilidade de Mudanças e Parceria) foram identificados nas ações dos fatores do instrumento de prevenção de quedas na pediatria, em que 11 ações tiveram percentual de execução superior a 50%. Os domínios de competências Advocacia em saúde e Liderança não foram identificados.

Conclusão:

Identificaram-se sete domínios de competências de promoção da saúde, os quais são importantes para que se possa garantir cuidado seguro, integral e resolutivo para prevenção de quedas na pediatria.
Biblioteca responsável: BR1.2