Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Auriculotherapy in adults and elderly people with lower urinary tract symptoms: an integrative review / Auriculoterapia en adultos y ancianos con síntomas del tracto urinario inferior: una revisión integradora / Auriculoterapia em adultos e idosos com sintomas do trato urinário inferior: revisão integrativa

Azevedo, Cissa; Moura, Caroline de Castro; Corrêa, Hérica Pinheiro; Assis, Bianca Bacelar de; Mata, Luciana Regina Ferreira da; Chianca, Tânia Couto Machado.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e03707, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1250719
RESUMO

Objetivo:

Analisar as evidências disponíveis na literatura sobre o uso da auriculoterapia em adultos e idosos com sintomas do trato urinário inferior.

Método:

Revisão integrativa da literatura. A busca dos estudos primários foi executada em nove bases de dados relevantes na área da saúde. A caracterização dos estudos quanto ao método de aplicação da auriculoterapia foi baseada nas recomendações do Revised Standards for Reporting Interventions in Clinical Trials of Acupuncture.

Resultados:

Foram localizados 296 estudos, 17 pré-selecionados e oito incluídos na revisão. Evidenciaram-se resultados favoráveis da auriculoterapia em populações específicas, tais como homens idosos com alterações prostáticas e indivíduos submetidos a procedimentos cirúrgicos. Os principais sintomas miccionais abordados foram frequência, urgência, noctúria, esvaziamento incompleto, intermitência, fluxo fraco, esforço para iniciar a micção, incontinência e retenção urinária.

Conclusão:

Apesar do limitado número de estudos e de fragilidades no que se refere ao tamanho amostral e diferentes protocolos de intervenção, sugere-se que a auriculoterapia, associada ou não a outras terapias complementares, pode contribuir para controle de sintomas do trato urinário inferior em adultos e idosos.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1