Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Association between the orientation received during hospitalization and the occurrence of wound healing / Relación entre la orientación recibida durante la internación y la ocurrencia de cicatrización de heridas / Associação entre a orientação recebida durante a internação e a ocorrência de cicatrização de feridas

Ramos, Fabiana Tomé; Meira, Jéssica Renata Reis de; Colenci, Raquel; Alencar, Rúbia de Aguiar.
Rev. bras. enferm ; 74(2): e20190647, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1251168
RESUMO

Objetivos:

avaliar se há associação entre a orientação recebida durante a internação e a ocorrência de cicatrização de feridas na perspectiva do paciente após a alta hospitalar.

Métodos:

coorte concorrente, com follow-up de 180 dias, realizada em Enfermaria de Dermatologia. Foram avaliados 62 pacientes com feridas que necessitaram de cuidado após alta, entre julho de 2015 e novembro de 2016. Informações sobre a orientação foram obtidas por ligação telefônica entre 7 e 10, 60, 120 e 180 dias após alta.

Resultados:

quanto maior a idade, menor a chance de cicatrização em até 10 dias; e quanto maior o tempo de internação, menor a chance de cicatrização. Receberam orientação na alta 90,3%, enquanto 87% entenderam as orientações.

Conclusões:

não houve associação entre a orientação recebida durante a internação e a ocorrência de cicatrização de feridas na perspectiva do paciente após a alta hospitalar.
Biblioteca responsável: BR1.1