Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mobile simulation: scientific contributions for the health area / Simulación móvil: contribuciones científicas para al campo de la salud / Simulação móvel: contributos científicos para a área da saúde

Silva, Cristiane Costa Reis da; Fernandes, Maria Isabel Domingues; Baptista, Rui Carlos Negrão; Silva, Rosana Maria de Oliveira; Malfussi, Luciana Bihain Hagemann de; Silva, Gilberto Tadeu Reis da.
Texto & contexto enferm ; 30: e20200111, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1252272
RESUMO

Objetivo:

identificar e analisar na literatura a utilização da estratégia da simulação móvel para profissionais de saúde e para a comunidade.

Método:

revisão de escopo baseada nos procedimentos recomendados pelo Instituto Joanna Briggs. As bases de busca foram PubMed, CINAHL via EBSCO, Scopus, LILACS, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal e Banco de Teses da Capes. A pergunta norteadora foi quais contribuições da simulação móvel têm sido identificadas e avaliadas nos processos de formação de profissionais de saúde e da comunidade? Não se delimitou ano de publicação e foram selecionados nove estudos.

Resultados:

o ano de 2011 obteve o maior número de publicações sobre a temática, a maioria proveniente dos Estados Unidos. Evidenciou-se que a simulação móvel contribuiu para a formação de profissionais da saúde e pessoas da comunidade, favoreceu o desenvolvimento de competências clínicas dos profissionais e revelou-se como uma ferramenta efetiva para levar treinamento e capacitações para zonas remotas.

Conclusão:

a simulação móvel é uma modalidade que contribui para o desenvolvimento da prática simulada enquanto método de ensino ativo; entretanto, ainda é pouco explorada, e configura-se como um desafio ampliar as perspectivas de sua implementação.
Biblioteca responsável: BR17.1