Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The outcome of nursing error as attractive to the media / El resultado de los errores de enfermería como atractivo para los medios de comunicación / O desfecho do erro de enfermagem como atrativo para a mídia

Forte, Elaine Cristina Novatzki; Pires, Denise Elvira Pires de; Schneider, Dulcinéia Ghizoni; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza; Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva.
Texto & contexto enferm ; 30: e20190168, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1252282
RESUMO

Objetivo:

interpretar, sob a perspectiva da Teoria do Agir Comunicativo, como o desfecho dos erros de enfermagem podem se tornar atrativos para a mídia, destacando as principais implicações para a imagem da profissão e para o imaginário da sociedade.

Método:

pesquisa qualitativa realizada em fonte documental caracterizada por notícias de jornais de grande circulação disponíveis online em dois países, Brasil e Portugal, no período de 2012 a 2016. A análise dos achados foi realizada seguindo os passos da hermenêutica, com fundamentação na Teoria do Agir Comunicativo. Os dados foram organizados e codificados no software Atlas.ti.

Resultados:

a pesquisa foi composta por 112 notícias; e, da análise, resultaram quatro categorias Os destaques no título da notícia - o início da persuasão; Combinação imagem e texto inicial - uma mistura explosiva; O erro que não é erro - o erro que é crime; e Aplicando as pretensões de validade nos discursos.

Conclusão:

os meios de comunicação são produtores contínuos de ideologias e, por isso, possuem responsabilidade social ao induzir interpretações equivocadas que podem interferir negativamente na interação enfermeiro-paciente, ao dar maior ênfase para o desfecho do erro, desacreditando, com isso, um trabalho de importância social ímpar.
Biblioteca responsável: BR17.1