Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atitudes de adolescentes de escolas públicas acerca do uso do preservativo: um estudo descritivo / Attitudes of adolescents from public schools about the use of condom: a descriptive study / Actitudes de adolescentes de escuelas públicas acerca del uso del preservativo: un estudio descriptivo

Carvalho, Gardenia Raquel de Oliveira; Pinto, Raydelane Grailea Silva; Almeida, Larissa Maciel de; Santos, Márcia Sousa.
Rev. baiana saúde pública ; 43(3): 487-501, 20190303.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1252551
A adolescência é um período de grandes transformações marcado pelo comportamento sexual de risco, principalmente em consequência do sexo desprotegido. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar as atitudes de adolescentes de escolas públicas acerca do uso do preservativo em todas as relações sexuais. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa realizado com 195 adolescentes de escolas públicas da cidade de Caxias, Maranhão. A análise estatística foi realizada por meio do Stata versão 14.0, considerando-se uma significância estatística de P ≤ 0,05. Dos 195 adolescentes que participaram da pesquisa, 55,4% eram do sexo feminino e 54,9% apresentavam idade ≥ 16 anos; 91,3% dos adolescentes apresentaram atitude positiva quanto ao uso do preservativo em todas as relações sexuais; 53,8% já haviam iniciado as relações sexuais, dos quais, 54,3% reportaram o uso do preservativo em todas as relações sexuais. No modelo de regressão logística multinomial, a concepção de que o preservativo diminui o prazer na relação sexual (P = 0,001) e a intenção de fazer sexo mesmo que o(a) parceiro(a) não quisesse usar o preservativo (P = 0,045) foram associados à atitude negativa sobre o uso consistente do preservativo. Apesar do bom conhecimento e atitudes positivas demonstradas pelos adolescentes acerca do uso do preservativo, eles expressam comportamentos sexuais que os tornam vulneráveis ao sexo inseguro, revelando que ainda há forte influência externa sobre suas opiniões e decisões em relação as suas atitudes e práticas sexuais.
Biblioteca responsável: BR15.1