Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

TAXA DE CICATRIZAÇÃO EM ÚLCERAS DO PÉ DIABÉTICO TRATADAS COM BIOMEMBRANA E HIDROCOLOIDE EM PÓ: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO / HEALING RATE IN DIABETIC FOOT ULCERS TREATED WITH BIOMEMBRANE AND HYDROCOLLOID POWDER: RANDOMIZED CLINICAL TRIAL

Coelho, Manuela de Mendonça Figueirêdo; Menezes, Luciana Catunda Gomes de; Oliveira, Shérida Karanini Paz de; Bonfim, Ana Débora Alcantara Coêlho; Cavalcante, Viviane Mamede Vasconcelos; Moraes, Juliano Teixeira; Cabral, Riksberg Leite.
Estima (Online) ; 19(1): e0621, jan.-dez. 2021.
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1255201

Objetivo:

avaliar taxa de cicatrização em úlceras do pé diabético tratadas com biomembrana de proteínas do látex de Calotropis procera (BioMem CpLP) quando comparada ao hidrocoloide em .

Método:

ensaio clínico randomizado controlado, registrado pelo Registro Brasileiro de Ensaio Clínico (REBEC), conforme protocolo RBR-98f3j9, realizado junto a oito pessoas com pé diabético, em ambulatório de pé diabético, de março a julho de 2019. No grupo experimental (n=04), realizou-se a aplicação de biomembrana; no grupo controle (n=04), utilizou-se o de hidrocoloide. A taxa de cicatrização foi avaliada com 30 e 60 dias após início do tratamento.

Resultados:

não se constataram diferenças estatísticas entre taxas de cicatrização do grupo controle e do grupo experimental na análise temporal dos 30 dias iniciais (p=0,726) e nos 60 dias subsequentes ao início do tratamento (p=0,562).

Conclusão:

a BioMem CpLP apresentou taxas de cicatrização semelhantes ao produto convencional, configurando-se como alternativa eficaz e de baixo custo para o tratamento de pés diabéticos.
Biblioteca responsável: BR1980