Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Biometric measurements of the nasal area of newborns for the development of a nasal protector model: cross-sectional study / Mediciones biométricas de la región nasal de neonatos para el desarrollo de un modelo de protector nasal: estudio transversal / Medidas biométricas da região nasal de recém-nascidos para desenvolvimento de modelo de protetor nasal: estudo transversal

Mascarenhas, Mércia Lisieux Vaz da Costa; Guedes, Bruna Luizy dos Santos; Ferreira, Marcella Martins Barbosa; Santos, Magda Kelanny de Oliveira dos; Santos, Regina Célia Sales; Lúcio, Ingrid Martins Leite.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e03706, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1279631
RESUMO

Objetivo:

Correlacionar as medidas biométricas da região nasal de recém-nascidos prematuros e a termo e fornecer parâmetros para um modelo de protetor nasal.

Método:

Estudo descritivo de corte transversal, realizado nas unidades de alojamento conjunto, cuidados intermediários e intensivos neonatais de um hospital de Maceió, Alagoas, com 300 recém-nascidos, divididos em dois grupos 150 a termo e 150 prematuros. Utilizaram-se dados da história neonatal e 1200 fotografias digitais para as medidas biométricas.

Resultados:

Os grupos foram homogêneos quanto ao sexo, peso e comprimento do recém-nascido. As medidas de largura nasal, distância da asa do nariz à linha média columelar direita e esquerda, comprimento e largura da columela, área do introito nasal direita e esquerda, comprimento do dorso nasal direito e esquerdo apresentaram-se diferentes quando comparadas em grupos de acordo com a idade gestacional, e quanto às faixas de peso - muito baixo peso, baixo peso e peso adequado a idade gestacional (p<0,05).

Conclusão:

Os dados obtidos fornecem parâmetros para criação de protetor nasal para recém-nascidos em uso de pronga, considerando aspectos anatômicos.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1