Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Breast cancer screening in Primary Health Care in Brazil: a systematic review / Cribado del cáncer de mama en la Atención Primaria de Salud en Brasil: una revisión sistemática / Rastreamento do câncer de mama na Atenção Primária à Saúde no Brasil: revisão sistemática

Sala, Danila Cristina Paquier; Okuno, Meiry Fernanda Pinto; Taminato, Monica; Castro, Cristiane Pereira de; Louvison, Marília Cristina Prado; Tanaka, Oswaldo Yoshimi.
Rev. bras. enferm ; 74(3): e20200995, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1279903
RESUMO

Objetivos:

analisar estratégias de cuidado para o rastreio do câncer de mama na Atenção Primária à Saúde no Brasil.

Métodos:

trata-se de uma revisão sistemática seguindo as recomendações da Colaboração Cochrane.

Resultados:

entre 355 manuscritos, foram elegíveis cinco. O programa de navegação do paciente pelo Agente Comunitário de Saúde destacou-se com o melhor resultado, dentre as estratégias flexibilização das metas considerando a viabilidade; engajamento comunitário; treinamento da equipe; busca ativa da população-alvo pelo Agente Comunitário de Saúde; solicitação da mamografia por médicos; ações integradas à saúde da mulher; monitoramento do resultado da mamografia, das usuárias faltosas, e da cobertura da população por médico e enfermeiro e avaliação dos critérios de solicitação da mamografia de rastreamento por meio de sistema de informação. A taxa de cobertura da população no programa variou de 23% a 88%.

Conclusões:

a Atenção Primária à Saúde brasileira apresenta dispositivos com potencial indutor à produção de cuidado do rastreio do câncer de mama.
Biblioteca responsável: BR21.1