Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Medium reach theory for nursing in cardiovascular rehabilitation / Teoría de rango medio para la enfermería en rehabilitación cardiovascular / Teoria de médio alcance para enfermagem em reabilitação cardiovascular

Farias, Maria Sinara; Silva, Lúcia de Fátima da; Brandão, Marcos Antônio Gomes; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Pontes, Keila Maria de Azevedo; Lopes, Rafael Oliveira Pitta.
Rev. bras. enferm ; 74(3): e20190718, 2021. graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1279911
RESUMO

Objetivos:

descrever uma teoria de enfermagem de médio alcance para o processo de reabilitação cardiovascular.

Métodos:

estudo de desenvolvimento teórico, orientado para elaboração de teoria de médio alcance, a partir do Modelo de Adaptação de Roy, que combinou estratégias de dedução teórica com indução, a partir de revisão da literatura e análise de conceito.

Resultados:

a Teoria de Médio Alcance para Enfermagem em Reabilitação Cardiovascular apresenta onze conceitos e respectivas definições, organizados em relações que representam elementos, por meio de modelagem e representação pictórica. Pressupostos e proposições teóricas são apresentadas. Considerações Finais a teoria apresentada tem como finalidade contribuir para descrição do processo de reabilitação cardiovascular, na perspectiva da adaptação da pessoa, família e grupos, bem como, consequentemente, impactar no cuidado de enfermagem implementado a pacientes no processo. Os procedimentos avançaram da conceitualização até a operacionalização, pela produção de proposições teóricas que guiarão a futura testagem teórica.
Biblioteca responsável: BR21.1