Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vulnerabilities of nurses in an intensive care unit: an integrative review / Vulnerabilidades del enfermero en unidad de cuidados intensivos: revisión integrativa / Vulnerabilidades do enfermeiro em unidade de terapia intensiva: revisão integrativa

Vocci, Marcelli Cristine; Gallo, Isabella Gandolfi; Spiri, Wilza Carla; Borgato, Maria Helena; Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello.
Rev. bras. enferm ; 74(3): e20200724, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1279919
RESUMO

Objetivos:

identificar as vulnerabilidades dos enfermeiros atuantes em unidade de terapia intensiva.

Métodos:

foi realizada revisão integrativa no período de 2006 a 2019, com busca nas plataformas/bases de dados LILACS, BDENF, SciELO, MEDLINE, Scopus, CINAHL e Web of Science. Foi utilizado o referencial teórico da ergologia, de Schwartz, e a pergunta norteadora "Quais são as principais vulnerabilidades dos enfermeiros atuantes em unidade de terapia intensiva?".

Resultados:

onze artigos inclusos. Emergiram cinco temas de vulnerabilidades física; emocional; processo de comunicação; processo de cuidar; e organizacional. Constatou-se que a vulnerabilidade organizacional se manteve como um fator comum e de intersecção no desenvolvimento das outras quatro.

Conclusões:

as vulnerabilidades encontradas relacionaram-se aos elementos físico, emocional; de comunicação; do processo de cuidar; e organizacional da instituição. O aspecto organizacional fez intersecção com os outros, configurando-se como nuclear nesse contexto.
Biblioteca responsável: BR21.1