Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Microbiological profile of leg ulcer infections: review study / Perfil microbiológico de las infecciones de ulceras de pierna: estudio de revisión / Perfil microbiológico das infecções de úlceras de perna: estudo de revisão

Garcia, Taysa de Fátima; Borges, Eline Lima; Junho, Thaisa Oliveira de Castro; Spira, Josimare Aparecida Otoni.
Rev. bras. enferm ; 74(3): e20190763, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1279924
RESUMO

Objetivos:

analisar o perfil microbiológico de úlceras de perna de pacientes atendidos em ambulatório e hospital quanto ao tipo de microrganismo, seleção microbiológica aos antibióticos e técnicas de coleta de material para cultura.

Métodos:

revisão da literatura realizada nas bases LILACS, IBECS, MEDLINE e CINAHL, resultando em 27 estudos analisados descritivamente.

Resultados:

ocorreram em ambulatório, 35,7% dos estudos; e em hospitais, 64,2%. Predominaram swab (100%) em ambulatório e biópsia (55,5%) no hospital. Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e o Staphylococcus aureus foram mais comuns nos dois níveis de assistência. Houve o isolamento de Staphylococcus aureus resistente à meticilina em ambos.

Conclusões:

o perfil microbiológico das infecções foi semelhante, com presença de bactérias resistentes nos dois ambientes. Esse fato causa preocupação e suscita necessidade de pesquisas para elucidá-lo. Os estudos não compararam a efetividade entre biópsia e swab.
Biblioteca responsável: BR1.1