Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Factors associated with urinary tract infection in a Nursing Home / Factores asociados a la infección del tracto urinario en un Hogar para Ancianos / Fatores associados à infecção de trato urinário em Instituição de Longa Permanência para idosos

Silva, João Luis Almeida da; Fonseca, Cassiane Dezoti da; Stumm, Eniva Miladi Fernandes; Rocha, Roseanne Montargil; Silva, Myria Ribeiro da; Barbosa, Dulce Aparecida.
Rev. bras. enferm ; 74(supl.2): e20200813, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1279986
RESUMO

Objetivo:

analisar os fatores associados à ocorrência de infecção do trato urinário em idosos institucionalizados.

Métodos:

estudo transversal, analítico, de abordagem quantitativa, com 116 idosos de uma Instituição de Longa Permanência. O diagnóstico de infecção urinária foi por meio de urocultura e avaliação clínica. Os dados demográficos e fatores associados foram obtidos dos prontuários. A análise estatística compreendeu análise bivariada e modelos de regressão logística.

Resultados:

os fatores associados à infecção de trato urinário (p<0,05) foram sexo feminino; cadeirante; uso de fraldas; uso de diuréticos; incontinência urinária e fecal; diabetes tipo 1; hiperplasia benigna de próstata; desidratação.

Conclusão:

o estudo revelou que é importante considerar os fatores não modificáveis como sexo e comorbidades clínicas, mas a presença de desidratação, um fator modificável, aumentou em 40 vezes a chance de desenvolver infecções de trato urinário entre os idosos institucionalizados e demanda maior atenção da equipe de saúde.
Biblioteca responsável: BR21.1