Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivências e desafios ao cuidar de familiar idoso com acidente vascular cerebral / Experiencias y retos al cuidar de un familiar anciano con accidente cerebrovascular / Experiences and Challenges When Caring for an Elderly Family Member with Cerebrovascular Accident

Fuhrmann, Ana Cláudia; Becker Kottwitz Bierhals, Carla Cristiane; Baltar Day, Carolina; Mocellin, Duane; Garcia de Medeiros, Giullia; Oliveira dos Santos, Naiana; Silva Lomba Araújo, Odete Sofia; Aires, Marinês; Manganelli Girardi Paskulin, Lisiane.
Rev. cuba. enferm ; 36(2): e3173, abr.-jul.2020.
Artigo em Português | CUMED, LILACS, BDENF | ID: biblio-1280257

Introdução:

O Acidente Vascular Cerebral é uma das principais causas de mortes e incapacidades entre idosos. Os cuidados após Acidente Vascular Cerebral, comumente, são assumidos pela família, que possui pouco conhecimento acerca da doença e capacidades para desempenhar o cuidado no domicílio.

Objetivo:

Conhecer as vivências e desafios enfrentados por cuidadores familiares de pessoas idosas dependentes de cuidados após Acidente Vascular Cerebral, sobre as atividades de cuidado realizadas no domicílio.

Métodos:

Estudo qualitativo por meio da técnica de grupo focal, realizado com cinco cuidadores familiares de idosos com Acidente Vascular Cerebral, em acompanhamento na Linha de Cuidado do Acidente Vascular Cerebral de um hospital da região sul do Brasil. Realizaram-se três encontros em abril de 2018. Utilizou-se a Análise Temática para interpretação dos resultados. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa sob nº 18007.

Resultados:

Emergiram quatro categorias Tornar-se cuidador de um familiar após Acidente Vascular Cerebral; Dificuldades vivenciadas; Despreparo para lidar com o familiar dependente; e Estratégias de enfrentamento.

Conclusões:

As vivências e desafios relatados fornecem evidências para estruturar e qualificar programas de atenção a cuidadores partindo das necessidades dos mesmos(AU)
Biblioteca responsável: CU1.1