Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing practices in the family health strategy in Brazil: interfaces with illness / Prácticas de enfermería en la estrategia de salud familiar en Brasil: interfaces con la enfermedad / Práticas da enfermagem na estratégia saúde da família no Brasil: interfaces no adoecimento

Mendes, Mariana; Trindade, Letícia de Lima; Pires, Denise Elvira Pires de; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes; Forte, Elaine Cristina Novatzki; Soratto, Jacks.
Rev. gaúch. enferm ; 42(spe): e20200117, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1280419
RESUMO Objetivo Identificar as práticas da Enfermagem na Estratégia Saúde da Família no Brasil e as interfaces no adoecimento destes profissionais. Método Pesquisa qualitativa, realizada nas cinco regiões do Brasil, com 79 profissionais de enfermagem de 20 unidades de saúde. Os dados foram coletados no período de 2015 a 2017, utilizando-se de entrevistas, observação e estudo documental. A análise, com auxílio do software ATLAS.ti 8.0, foi orientada pela teorização do Processo de Trabalho e de Cargas de Trabalho. Resultados Prevaleceram as práticas da dimensão do cuidado, seguidas das dimensões administrativo-gerencial e educativa. O adoecimento decorrente das cargas de trabalho, predominantemente psíquicas, esteve relacionado às práticas de cuidado, potencializado pela sobrecarga e más condições de trabalho. Conclusão A centralidade das práticas de Enfermagem na dimensão do cuidado e administrativo-gerenciais caracterizou o trabalho profissional na Atenção Primária. Os achados indicam que a melhoria das condições de trabalho pode minimizar o desgaste destes profissionais nesse cenário.
Biblioteca responsável: BR1.1