Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado Clínico e Cuidado Clínico de Enfermagem: circunscrevendo um novo campo conceitual / Clinical care and clinical nursing care: delimiting a new conceptual field

Mourão Netto, José Jeová; Brito, Maria da Conceição Coelho; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Freitas, Maria Célia de; Silva, Lúcia de Fátima da; Silva, Lucilane Maria Sales da.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(1): 174-178, jun. 2021.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1280810

Objetivo:

Discutir sobre o Cuidado Clínico e o Cuidado Clínico de Enfermagem, neste percurso, propondo uma definição para esses conceitos.

Métodos:

Trata-se de um estudo teórico, de caráter reflexivo, ancorado na concepção de cuidado e de clínica de autores oriundos de diferentes áreas do conhecimento (Filosofia, Sociologia, Medicina e Enfermagem), com vistas a permitir a construção de um arcabouço teórico capaz de fundamentar as discussões e definições propostas.

Resultados:

Cuidado Clínico e Cuidado Clínico de Enfermagem têm sido expressões cada vez mais utilizadas por profissionais e pesquisadores. No entanto, estes conceitos ainda se apresentam pouco delimitados. Hegemonicamente, a clínica tem sido representada pelas atividades de investigação e terapêutica das repercussões da doença no corpo, este marcado por sinais e sintomas. Porém, nessa acepção, com foco na doença, a clínica pouco contribui para a resolução dos problemas na saúde.

Conclusão:

Propõe-se que o Cuidado Clínico represente um novo campo conceitual, com estabelecimento de novas relações entre os sujeitos, que se detenha aos sinais e sintomas, mas também às repercussões psicológicas e sociais do adoecimento, considerando centralmente a pessoa e o seu contexto de vida, e não a doença. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2