Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores de risco e intervenções preventivas para lesão por pressão em pacientes oncológicos / Risk factors and preventive interventions for pressure injuries in cancer patients / Factores de riesgo e intervenciones preventivas de las lesiones por presión en pacientes oncológicos

Lima, Andressa Renata; Palmer, Camila Ribeiro; Nogueira, Paula Cristina.
Estima (Online) ; 19(1): e1021, jan.-dez. 2021. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1280950

Objetivo:

identificar e descrever os fatores de risco para desenvolvimento de lesão por pressão em pacientes oncológicos adultos e as intervenções preventivas interdisciplinares.

Método:

revisão integrativa da literatura. A coleta de dados foi realizada no período de março e abril de 2019 e dezembro de 2020, utilizando as bases de dados BDENF; PubMed/Medline; Embase; Scopus; Cinahal e Web of Science.

Resultados:

a amostra foi composta por 16 artigos publicados no período de 2008 a 2019. Dentre os fatores de risco identificados destacam-se situação nutricional, idade avançada, incontinência e imobilidade; as intervenções preventivas interdisciplinares identificadas foram mudança de decúbito, avaliação e acompanhamento nutricional, cuidados com a pele e uso de superfícies de suporte.

Conclusão:

há necessidade de mais estudos para um olhar cuidadoso e assertivo para os pacientes oncológicos.
Biblioteca responsável: BR1980