Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Carga de trabalho de enfermagem em sala de recuperação pós-anestésica: um estudo misto / Nursing workload in a postanesthesia recovery room: a mixed-methods study / Carga de trabajo de enfermería en una sala de recuperación postanestésica: un estudio mixto

Pinheiro, Ana Lúcia Uberti; Cunha, Quézia Boeira da; Pai, Daiane Dal; Silva, Rosângela Marion da; Lima, Suzinara Beatriz Soares de; Camponogara, Silviamar.
Rev. enferm. UFSM ; 9(n.esp): e6, 2019. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1280982

Objetivo:

analisar a carga de trabalho de enfermagem em Sala de Recuperação Pós-Anestésica de um Hospital Universitário do Sul do Brasil.

Método:

abordagem metodológica mista, explanatório sequencial. Na etapa quantitativa, transversal, foi avaliada a carga de trabalho pelo Nursing Activities Score, em 209 pacientes. Na etapa qualitativa, foram realizadas entrevistas com 14 trabalhadores de enfermagem. A análise dos dados quantitativos foi realizada no SPSS Statistics 21.0. Os dados qualitativos passaram por análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

a carga de trabalho verificada foi de 57%. Duas categorias surgiram Características dos pacientes e situações determinantes para a carga de trabalho - as condições clínicas dos pacientes são apontadas como intensificadoras da carga de trabalho; e Organização do trabalho características que influenciam na carga de trabalho ­ dimensionamento de pessoal e cooperação entre a equipe são fatores determinantes.

Conclusão:

a carga de trabalho é alta e os trabalhadores percebem características que a influenciam.
Biblioteca responsável: BR568.1