Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Absenteísmo e sintomas osteomusculares em técnicos e auxiliares de enfermagem de unidades de internação hospitalar / Absenteeism and osteomuscular symptoms in technicians and nursing auxiliaries of hospital inpatient units / Absentismo y síntomas musculoesqueléticos en técnicos y auxiliares de enfermería de las unidades de hospitalización

Souza, Luccas Melo de; Davila, Eduarda Soriano; Scope, Chirley Dias; Barbieri, Patrícia do Nascimento Amaral.
Rev. enferm. UFSM ; 8(2): 366-379, 2018. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1281166

Objetivo:

analisar a relação entre o absenteísmo e os sintomas osteomusculares de técnicos e auxiliares de enfermagem de unidades de internação hospitalar adulta.

Método:

estudo transversal, quantitativo, com 71 técnicos e auxiliares de enfermagem de unidades de internação adulta de um hospital privado. Utilizou-se o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares e estatística analítica.

Resultados:

51,4% dos participantes relataram dor ou parestesia no pescoço, ombros e região superior das costas nos últimos 12 meses. Na região inferior das costas, 58% relataram dor nesse período. Foi estatisticamente maior (p<0,05) o absenteísmo nos trabalhadores com dor/parestesia nos ombros, cotovelos e parte inferior das costas no último ano, ou que apresentaram impedimento para realização de alguma atividade no mesmo período por sintomas no pescoço ou na parte inferior das costas.

Conclusão:

ampliar os estudos sobre doenças osteomusculares e o absenteísmo são fundamentais para a melhoria das condições de trabalho na enfermagem.
Biblioteca responsável: BR568.1