Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estado nutricional e sua influência na recuperação funcional após Acidente Vascular Cerebral / Nutritional status and its influence on functional recovery after stroke

Gonçalves, Ana Belandina Ribas.
Bragança; s.n; 20210000. tab, ilus.
Tese em Português | BDENF | ID: biblio-1281601
A desnutrição associada à doença é um grave problema que pode influenciar o prognóstico, aumentar os tempos de internamento, os custos e os resultados em saúde. No doente vítima de AVC, onde são frequentes as alterações do estado de consciência, a presença de disfagia orofaríngea e outras comorbidades, as consequências clínicas da desnutrição poderão afetar os processos de reabilitação e a funcionalidade.

Objetivos:

O presente estudo teve como objetivo principal avaliar o o risco nutricional em doentes com AVC, aquando da admissão no internamento e aos três meses após a alta hospitalar, e procurar associações entre o estado nutricional e outras variáveis referentes ao estado funcional.

Métodos:

Foram avaliados 70 doentes ingressados consecutivamente numa Unidade de AVC, na admissão, alta e 3 meses após a alta. Do formulário faziam parte variáveis sociodemográficas e clínicas. Nos 3 momentos de avaliação foi aplicada a Mini Avaliação Nutricional (MNA) para aferir o estado nutricional e a Escala de Rankin Modificada (ERM) e Índice de Barthel (IB) para avaliação da funcionalidade.

Resultados:

Dos doentes avaliados (76,1±11,2 anos) (80%) apresentavam AVC isquémico e 20% AVC hemorrágico. Os dados relativos ao estado funcional (ERM, IB) e ao estado nutricional (MNA) variaram significativamente de acordo com os vários momentos de avaliação (p<0,05). Observou-se uma correlação entre o estado nutricional e a funcionalidade em todos os momentos de avaliação (p< 0,05).

Conclusão:

Pela análise estatística realizada conclui-se que um bom estado nutricional prognostica uma melhor funcionalidade, analisando esta última variável quer através da ERM quer através do IB.
Biblioteca responsável: PT48.1
Localização: PT48.1