Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Impacto de programas de reabilitação respiratória na função respiratória de doentes COVID-19 em fase pós-aguda: uma revisão sistemática da literatura / Impact of respiratory rehabilitation programmes on respiratory function in post-acute COVID-19 patients: a systematic review of the literature

Pereira, Pedro Sérgio Pires de Freitas.
Bragança; s.n; 20210000. tab, ilus.
Tese em Português | BDENF | ID: biblio-1281602
A reabilitação é um processo global e dinâmico que visa a recuperação física e psicológica da pessoa com incapacidade, tendo em vista a sua reintegração social, na qual diversos profissionais de saúde têm um papel fundamental, e nos quais se inclui o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER). Na atual conjuntura da emergência de saúde pública que vivemos, torna-se fundamental desenhar o sistema de saúde de forma a potenciar as competências e intervenções de cada profissional, com o objetivo de tratar pessoas com COVID-19 e prevenir complicações associadas à doença.

Objetivo:

Determinar os resultados de programas de reabilitação respiratória na função respiratória de doentes COVID-19 em fase pós-aguda.

Metodologia:

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, identificando estudos científicos publicados sobre a temática em estudo, nas bases de dados Pubmed e Web of Science, tendo em consideração certos critérios de elegibilidade e exclusão definidos, segundo as recomendações de Cochrane e do PRISMA, que permitissem responder à questão de investigação Qual o efeito de programas de reabilitação respiratória na função respiratória de doentes COVID-19 em fase pós-aguda?

Resultados:

Foram encontrados dois artigos que evidenciaram os efeitos do programa de reabilitação respiratória em doentes COVID-19 em fase pós-aguda. Os resultados foram visíveis e benéficos na função respiratória, na força muscular, equilíbrio, qualidade de vida e ansiedade, limitou o transtorno de stress pós-traumático, mas não apresentou melhoria no estado depressivo dos idosos nem na capacidade das atividades de vida diárias.

Conclusões:

Este trabalho de projeto demonstra que a reabilitação respiratória, com treino de exercício, proporciona melhoria significativa na capacidade de exercício em pacientes COVID-19. É também importante referir que quanto mais cedo a reabilitação respiratória for introduzida na fase pós-aguda e quanto maior a duração do programa de reabilitação respiratória, melhor os pacientes recuperaram a sua capacidade física.
Biblioteca responsável: PT48.1
Localização: PT48.1