Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vantagens e usos do teste rápido molecular para tuberculose: uma revisão integrativa / Advantage and usage of molecular fast test for tuberculosis: an integrative review / Ventajas y usos de la prueba rápida molecular de la tuberculosis: una revisón integradora

Andrade, Daniela Furtado Rodrigues de; Carvalho, Mariana Lustosa de; Araújo, Telma Maria Evangelista de; Sousa, Marcos André Siqueira de; Sá, Laís Carvalho de; Araújo, Érica Juliana Benício.
Rev. enferm. UFSM ; 7(1): 123-135, jan.-fev. 2017. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1281857
Objetivo: investigar na literatura as vantagens e usos do teste rápido molecular para diagnóstico da tuberculose. Método: revisão integrativa da literatura com condução da questão norteadora elaborada por meio da estratégia PICO (P=Paciente ou Problema, I=Intervenção, C=Comparação ou controle, O=Outcomes ou desfechos). Foi realizada uma busca nas bases de dados BVS, LILACS, MEDLINE e Science Direct com artigos disponíveis na integra, de forma eletrônica publicados entre 2008-2015. Resultados: o teste molecular Gene Xpert, atualmente disponibilizado para o diagnóstico da tuberculose, tem a capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença e identificar se a bactéria tem resistência a rifampicina, em duas horas, além de maior sensibilidade e especificidade em relação à baciloscopia. Conclusões: o teste rápido molecular para o diagnóstico de tuberculose foi bem aceito principalmente pela agilidade, constituindo uma forma mais eficaz de controle da doença, possibilitando início mais rápido do tratamento, sendo importante para minimizar a disseminação da doença.
Biblioteca responsável: BR568.1