Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Consulta de enfermagem: o cuidado na perspectiva da pessoa com diabetes mellitus tipo 2 / Consulta de enfermería: atención desde la perspectiva de la persona con diabetes mellitus tipo 2 / Nursing consultation: care from the perspective of the person with type 2 diabetes mellitus

Cortez, Daniel Nogueira; Santos, Marine Tavares; Lanza, Fernanda Moura.
J. nurs. health ; 11(1): 2111118810, jan. 2021.
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1281917

Objetivo:

conhecer a percepção da pessoa com diabetes mellitus tipo 2 sobre a consulta de enfermagem, individual e coletiva, realizada na Estratégia Saúde da Família.

Método:

estudo qualitativo, fundamentado na teoria do interacionismo simbólico, com 15 usuários acompanhados por consulta de enfermagem, seguindo protocolo de intervenção e mudança de comportamento, por seis meses, em 2017. Dados coletados por meio de grupo focal e analisados mediante a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

ao ser instituída a consulta de enfermagem, o usuário começa a perceber o Enfermeiro como um dos atores envolvidos em seu cuidado, além de referir mudanças de comportamento e os benefícios após serem acompanhados.

Conclusões:

a consulta de enfermagem tem impacto positivo no cotidiano da pessoa com diabetes mellitus, pois auxilia o usuário a reconhecer sua condição crônica, desmistifica o medo, contribui para o empoderamento e o aumento do autocuidado.(AU)
Biblioteca responsável: BR1060.1