Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Carga de trabalho de enfermagem: perfil da assistência em neonatologia / Nursing workload: care profile in neonathology / Carga de trabajo de enfermería: perfil de la atención en neonatología

Fogaça, Midori Dantas; Serafim, Clarita Terra Rodrigues; Castro, Meire Cristina Novelli e; Russo, Natália Conteçote; Spiri, Wilza Carla; Lima, Silvana Andrea Molina.
Rev. enferm. UFPE on line ; 15(2): [1-16], jul. 2021. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF | ID: biblio-1283661

Objetivo:

identificar o perfil assistencial, com base na carga de trabalho evidenciada pelo Nursing Activities Score (NAS), em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).

Método:

trata-se de um estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa, realizado na UTI Neonatal de um hospital escola.

Resultados:

identificou-se o perfil assistencial por meio da frequência dos itens do NAS cujo valor médio global encontrado foi de 56,1%. Os itens do NAS mais pontuados mostram o predomínio de atividades de registro de sinais vitais, horários, cálculo e registro regular do balanço hídrico; administração de medicações não vasoativas independentemente da via, procedimentos de higiene e suporte aos pacientes e familiares que requerem dedicação exclusiva, por cerca de uma hora, em algum plantão. Encontraram-se diferenças na carga de trabalho entre os dias da semana, o menor escore pontuado foi de 55,7 no domingo e o maior de 57,8 na sexta-feira.

Conclusão:

o NAS identificou o perfil assistencial em UTI neonatal e pode auxiliar o enfermeiro na adequação do quantitativo de pessoal, além de identificar as maiores demandas no cuidado da sua unidade. Descritores Enfermagem; Carga de trabalho; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Cuidados de enfermagem; Equipe de enfermagem; Neonatologia.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1