Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da qualidade do centro cirúrgico na estrutura, processo e resultados / Evaluación de la calidad del centro quirúrgico en relación con la estructura, el proceso y los resultados / Quality assessment of the surgery center regarding structure, process and results

Gomes, José Augusto; Martins, Maria Manuela; Tronchin, Daisy Maria Rizatto; Fernandes, Carla Sílvia.
Cogit. Enferm. (Online) ; 26: e71083, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1286167
RESUMO

Objetivos:

avaliar a qualidade dos centros cirúrgicos em hospitais portugueses no que se refere à estrutura, processo e resultado.

Método:

estudo quantitativo e transversal, realizado entre os meses de janeiro e maio de 2018. A amostra foi constituída por 1.019 profissionais, de 71 hospitais portugueses. Recorreu-se à utilização de três instrumentos distintos para medir a estrutura, o processo e os resultados da qualidade no centro cirúrgico a Escala Indicadores de Estrutura no Bloco Operatório, a Escala de Processos de Qualidade Assistencial no Bloco Operatório e a Escala para medir os Resultados de Qualidade no Bloco Operatório.

Resultados:

os fatores "especificidades dos grupos profissionais", "fluxos de comunicação", "controle para a segurança" e "trabalho em equipe" foram considerados de alta qualidade.

Conclusão:

a avaliação da qualidade do centro cirúrgico nas categorias de estrutura, processo e resultado permite identificar lacunas que podem ser melhoradas e que exigem maior atenção.
Biblioteca responsável: BR21.1