Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da adequação da conservação de imunobiológicos na macrorregião de saúde Oeste de Minas Gerais: estudo descritivo, 2017 / Evaluación de la adecuación de la conservación de inmunobiológicos en la macrorregión de salud Oeste de Minas Gerais, Brasil: estudio descriptivo, 2017 / Adequacy assessment of immunobiological agent conservation in the Western Health macro-region of Minas Gerais State, Brazil: a descriptive study, 2017

Amaral, Gabriela Gonçalves; Guimarães, Eliete Albano de Azevedo; Tavares, Laís Oliveira de Moraes; Silva, Brener Santos; Cortez, Daniel Nogueira; Oliveira, Valéria Conceição de.
Epidemiol. serv. saúde ; 30(3): e20201017, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1286360

Objetivo:

Descrever a adequação da conservação de imunobiológicos nas salas de imunização dos municípios da macrorregião de saúde Oeste do estado de Minas Gerais, Brasil.

Métodos:

Estudo descritivo, pautado em uma escala validada, com escore máximo de 15 pontos. Realizou-se análise descritiva e teste de associação entre os escores obtidos pelos municípios e variáveis do contexto externo.

Resultados:

Foram avaliadas 275 do total de 295 salas de imunização existentes. A conservação de imunobiológicos na macrorregião Oeste obteve um escore médio de 4 pontos (escore-padrão de 0 a 15). Evidenciou-se ausência ou carência de insumos destinados à conservação de imunobiológicos, e processos de trabalho que requerem aprimoramento. Municípios de pequeno porte apresentaram melhor conservação de imunobiológicos (p=0,011).

Conclusão:

A conservação de imunobiológicos nas salas de imunização da macrorregião de saúde Oeste de Minas Gerais foi considerada inadequada.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1