Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tipos de violência no trabalho da enfermagem na Estratégia Saúde da Família / Tipos de violencia en el trabajo de enfermería en la Estrategia de Salud Familiar / Types of workplace violence in nursing in the Family Health Strategy

Busnello, Grasiele Fatima; Trindade, Letícia de Lima; Pai, Daiane Dal; Beck, Carmem Lúcia Colomé; Ribeiro, Olga Maria Pimenta Lopes.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(4): e20200427, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1286366
Resumo Objetivo analisar a ocorrência dos diferentes tipos de violência no trabalho da Enfermagem na Estratégia Saúde da Família e as implicações dos aspectos laborais e do trabalhador. Método estudo misto, explanatório, sequencial, com 169 trabalhadores de Enfermagem da Estratégia Saúde da Família. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o Survey Questionnaire Workplace Violence in the Health Sector e a entrevista semiestruturada. Resultados foram encontrados episódios de agressão verbal com melhores médias na avaliação sobre o reconhecimento e os relacionamentos no trabalho e o maior uso de medicamentos. O assédio moral foi associado à cor da pele branca dos participantes, ao cargo de enfermeiro; apresentaram-se avaliações mais negativas acerca do reconhecimento laboral e dos relacionamentos interpessoais e uma maior preocupação com a violência. Já o assédio sexual relacionou-se ao cargo de técnico/auxiliar de Enfermagem e pela ausência de estímulo para os relatos de violência. A discriminação racial foi associada à cor da pele parda/negra e à redução da satisfação laboral. Conclusão e implicações para a prática a análise dos fatores que se associam aos tipos específicos de violência permite melhor determinar medidas e políticas institucionais que minimizem os atos violentos contra os trabalhadores de Enfermagem.
Biblioteca responsável: BR442.1