Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Militância profissional de enfermeiras no campo da formação em Enfermagem: versões e interpretações do Jornalismo / Militancia profesional de las enfermeras en el campo de la educación en Enfermería: versiones e interpretaciones del Periodismo / Professional militancy of nurses in the field of nursing education: versions and interpretations of journalism

Laitano, Aline Di Carla; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Almeida, Deybson Borba de; Santos, Victor Porfirio Ferreira Almeida; Brandão, Miller Fontes; Martins, Ridalva Dias.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 25(5): e20200356, 2021. tab
Artigo em Português | BDENF, LILACS | ID: biblio-1286375
RESUMO Objetivo analisar as versões e interpretações do Jornalismo sobre a militância profissional de enfermeiras no campo da formação em Enfermagem. Método estudo histórico, documental, de abordagem qualitativa, embasado na teoria da História Social e com tipificação argumentativa compreensivista. Os dados foram coletados entre setembro e outubro de 2017, em Salvador, Bahia, por meio do levantamento das notícias publicadas no jornal A Tarde, no período de 01/01/1970 a 31/12/1989. Foram identificadas 1.666 reportagens que versavam sobre as enfermeiras e, destas, foram utilizadas 16 reportagens, as quais abordavam a militância profissional no campo da formação em Enfermagem. A análise e a interpretação do material seguiram a proposta da Análise de Conteúdo, na modalidade Temática. Resultados os achados apontam para a militância profissional das enfermeiras em prol da formação universitária; para a formação técnica, compreendendo o pessoal técnico e auxiliar e para a qualificação profissional, abordando a formação complementar para além do ensino curricular da graduação. Conclusão e implicações para a prática as publicações evidenciaram o engajamento das enfermeiras contra o ensino universitário descontextualizado e com metodologias ultrapassadas, a luta pela qualificação dos trabalhadores de nível médio e a atuação militante das instituições representativas, que se utilizaram da mídia para comunicar a necessidade de mobilização da categoria em prol do desenvolvimento profissional.
Biblioteca responsável: BR442.1