Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito da leitura de caderneta educativa sobre doença falciforme no conhecimento de familiares / Effect of reading an educational booklet about sickle cell disease on family members' knowledge

Figueiredo, Sarah Vieira; Moreira, Thereza Maria Magalhães; Campos, Daniella Barbosa; Chaves, Edna Maria Camelo; Gomes, Ilvana Lima Verde.
Rev Rene (Online) ; 22: e61458, 2021. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-1287772
RESUMO Objetivo analisar o efeito da leitura de uma caderneta educativa sobre doença falciforme relacionada com o conhecimento de familiares. Métodos estudo quase-experimental, com 20 familiares de crianças com doença falciforme. Utilizou-se um formulário antes e 30 dias depois da consulta médica (pré e pós-teste). A caderneta foi entregue ao familiar no dia da consulta. A análise foi realizada através do Statistical Package for the Social Science versão 20 com os testes estatísticos Shapiro-Wilk, t de Student, Qui-Quadrado de McNemar e Odds Ratio. Resultados todos os participantes eram do sexo feminino, a maioria, mães de 20 a 30 anos com ensino médio. A análise revelou aumento do número de acertos após leitura da caderneta com significância estatística (p<0,001). Conclusão a leitura da caderneta e as estratégias utilizadas para o seu incentivo contribuíram para o aumento do conhecimento dos familiares sobre alguns aspectos da doença, capacitando-os para lidar melhor com essa enfermidade.
Biblioteca responsável: BR6.1