Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalence of skin tears in hospitalized adults and older adults / Prevalencia de lesiones por fricción en adultos y adultos mayores hospitalizados / Prevalência de lesões por fricção em adultos e idosos hospitalizados

Souza, Luccas Melo de; Teixeira, Gabriela da Silva; Silva, Débora Monteiro da; Ruiz, Letícia da Silva; Coppola, Isabella dos Santos; Meirelles, Lisiani Celina da Silva.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e03683, 2021. tab
Artigo em Inglês | BDENF, LILACS | ID: biblio-1287911
RESUMO

Objetivo:

Identificar a prevalência, os fatores relacionados e classificar as Lesões por Fricção em adultos e idosos hospitalizados.

Método:

Estudo de prevalência com adultos e idosos em unidades de internação e de tratamento intensivo de um hospital do Sul do Brasil. Utilizou-se a STAR Skin Tear Classification System para análise das lesões. Os dados foram coletados por exame físico e consulta em prontuário. Calculou-se a Razão de Prevalência por Regressão de Poisson com variância robusta.

Resultados:

Participaram 148 pacientes. Foram encontradas 29 Lesões por Fricção (média 1,6±0,7) em 18 indivíduos (prevalência de 12,2%). As variáveis idade, pele friável, alimentação por cateter enteral, grau de dependência, uso de anti-hipertensivo, micronutriente, diurético, antidepressivo e de antifúngico foram associadas às lesões na análise bivariada. No modelo final multivariado, anti-hipertensivo RP 2,42 (IC 95% 1,01-5,77), antidepressivo RP 2,72 (IC 95% 1,1-6,33) e micronutriente RP 4,93 (IC 95% 1,64-14,80) mantiveram relação.

Conclusão:

A prevalência de lesões foi de 12,2%, evidenciando sua presença no cenário de atenção em saúde, sobretudo nos cuidados de enfermagem. Protocolos assistenciais precisam ser elaborados para sua prevenção, identificação e tratamento precoce.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1