Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nursing assistance in patient care with external ventricular drain: a scoping review / Atención de enfermería en cuidado al paciente con derivación ventricular externa: scoping review / Cuidados de enfermagem na assistência ao paciente com derivação ventricular externa: scoping review

Sakamoto, Victoria Tiyoko Moraes; Vieira, Tainara Wink; Viegas, Karin; Blatt, Carine Raquel; Caregnato, Rita Catalina Aquino.
Rev. bras. enferm ; 74(2): e20190796, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-1288343
RESUMO

Objetivo:

mapear as evidências disponíveis acerca dos cuidados de enfermagem direcionados ao paciente adulto em uso de derivação ventricular externa.

Métodos:

trata-se de uma revisão utilizando o método scoping review.

Resultados:

inicialmente, identificaram-se 965 estudos e, após os critérios de elegibilidade, obteve-se amostra de 54 publicações. Cada um deles foi avaliado de acordo com o GRADE, resultando em três estudos com qualidade alta; 14 com qualidade moderada; 32 com qualidade baixa; e cinco com qualidade muito baixa. Destacaram-se 20 cuidados de enfermagem, subdivididos em nove categorias como sistema de drenagem; posicionamento e mobilização no leito; cuidados com o cateter; monitorização da pressão intracraniana; e administração de medicamentos.

Conclusões:

a realização do scoping review permitiu identificar os principais cuidados de enfermagem direcionados ao paciente adulto submetido à colocação de derivação ventricular externa a partir das evidências disponíveis até o momento.
Biblioteca responsável: BR1.1