Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Self-reported violence by nursing students in the context of undergraduate studies / Violencia auto-referida por estudiantes de enfermería en el contexto de grado / Violência autorreferida por estudantes de enfermagem no contexto da graduação

Maffissoni, André Lucas; Sanes, Marina da Silva; Bresolin, Paula; Martini, Jussara Gue; Schneider, Dulcinéia Ghizoni; Lino, Monica Motta.
Rev. bras. enferm ; 74(4): e20201179, 2021. tab
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1288370
RESUMO Objetivos: identificar as características da violência no contexto do ensino-aprendizagem da graduação em Enfermagem, sob a perspectiva de estudantes. Métodos: estudo quantitativo, transversal, desenvolvido com 208 estudantes de graduação em Enfermagem. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário tipo survey e tratados por estatística descritiva e bivariada. Resultados: dos participantes, 69,2% (n = 144) já vivenciaram algum tipo de violência. Os atos violentos de natureza psicológica foram os mais frequentes, mas também houve relatos de violência física, sexual e de privação ou abandono. A violência foi praticada em ambiente de aprendizagem teórico e prático. Professores e colegas de classe foram os perpetradores mais frequentes. A maioria dos estudantes não teve reação, contou para amigos, familiares e colegas ou fingiu que nada aconteceu diante dos atos violentos. Conclusões: a violência está presente em diversos momentos na graduação em Enfermagem e pode impactar negativamente a qualidade da formação na área.
Biblioteca responsável: BR1.1