Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

COVID-19 patients in prone position: validation of instructional materials for pressure injury prevention / Pacientes con COVID-19 en decúbito prono: validación de materiales instructivos para la prevención de lesiones por presión / Pacientes com COVID-19 em prona: validação de materiais instrucionais para prevenção de lesões por pressão

Santos, Vinicius Batista; Aprile, Daniele Cristina Bosco; Lopes, Camila Takáo; Lopes, Juliana de Lima; Gamba, Mônica Antar; Costa, Karina Aparecida Lopes da; Domingues, Tânia Arena Moreira.
Rev. bras. enferm ; 74(supl.1): e20201185, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1288438
RESUMO

Objetivo:

realizar a validação de conteúdo e de face de um checklist e de um banner sobre prevenção de lesão por pressão em pacientes na posição prona.

Método:

estudo metodológico de validação de conteúdo e de face com 26 enfermeiros com especialização. Os profissionais avaliaram o checklist e o banner em relação à clareza, pertinência teórica, relevância prática, relação das figuras com o texto e tamanho da fonte. O Índice de Validade de Conteúdo foi calculado para cada item, considerando válido aquele com valor igual ou superior a 0,8.

Resultados:

todas as ações descritas no checklist e no banner apresentaram Índice de Validade de Conteúdo superior a 0,80, com uniformização do tempo verbal e adequações estéticas na diagramação do banner, conforme sugestões.

Conclusões:

o checklist e o banner foram validados, podendo ser utilizados na prática clínica para facilitar a prevenção de lesões por pressão em pacientes na posição prona.
Biblioteca responsável: BR1.1